Unsa escreveu:
Eu gosto de acelerar. Faço Goiania/Brasília quase todo fim de semana (200km de pista dupla sem buracos) há mais de dez anos e sempre tento levar os carros que tive no limite, quando é possível (e o tráfego permite). É uma paixão besta mas acredito na máxima "corra com responsabilidade", tentando sempre diminuir o risco de afetar a vida alheia, tentando explorar ao máximo o carro em momentos onde a pista está vazia.
Posto isso, viajo sempre no meu hb20 1.6 at nessa estrada. Já consegui fazer essa viagem em aproximadamente 1h30min, com média acima de 160km/h, com velocímetro colado em diversas baixadas e curvas leves (lembrem-se que eu conheço o trajeto). Não é segredo pra ninguém que o 1.6 é motor demais para o HB20. Na versão at 4 marchas há uma certa velocidade de conforto entre 140km/h e 150km/h, onde parece que o torque tem sobras, sempre com a sensação de poder ir além. É simples. Se pisar, ele reduz para a terceira marcha e os giros sobem até 6k rpm (com gasolina), onde acontece o corte. Com etanol ele chega a 6.5k rpm para o corte, ou seja, anda mais, porém, o indicador de combustível desce na mesma proporção. Esse corte normalmente se dá a 160km/h, quando ele engata a quarta e aí perde um pouco a graça da aceleração (no etanol o pico vai um pouco além). Andando em máxima faço meio tanque de gasolina e quase 3/4 no etanol nesses 200km. Parece muito, mas se comparado ao palio 1.0 (dava reserva, 1h40min de viagem), ds3 e Cooper s (3/4 na gasolina, porém abaixo de 1h15min de viagem kkk), o tanque rende bastante quando se leva ao limite.
Mas tenho sim alguns problemas com essa suspensão. O curso é pequeno em baixas velocidades, ou seja, bate fácil em qualquer desnível (não precisa ser buraco). Em alta, em vez desse curso pequeno segurar o carro, ela fica molenga, especialmente a traseira. Sempre tive carros pequenos (a lista do parágrafo anterior), com tendência a sair de frente. No hb20 eu fiquei surpreso pois ele escorrega por inteiro. Foi assustador na primeira vez e continua dando frio na barriga até hoje. O peso do motor é o responsável pela escorregada na frente, mas achei estranho a traseira acompanhar em vez de "segurar" o carro. Mesmo procurando o melhor traçado, pode ter certeza que em algum ponto da curva ele vai escorregar. Para quem já viajou em carros altos, a sensação é parecida: ele dá uma flutuada (você sente uma falta de contato temporária), o peso fica concentrado na direção da curva (sim, ele inclina demais para um compacto) e você perde a sensação de controle por uma pequena fração de tempo. Se entrar na curva errado, pode segurar na mão de Deus que é capotamento certo.
Lembrando que o meu, até o momento, é original, com pneu 175/70/14, algo que penso alterar no futuro, até com vistas à estabilidade. Andei em um com aro 17, sem alterar as medidas originais da suspensão e notei claramente uma melhora considerável nas curvas em alta.
Enfim, tenham bastante cuidado. Em alta essa suspensão te dá surpresas, não muito agradáveis. Até 140km/h, dependendo do traçado, o carro passa bastante segurança. Mas o bom senso reclama redução nas curvas, especialmente em trechos de serra. Fica a dica pra vocês não abusarem demais [THUMBS UP SIGN]
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Unsa,
pelo que entendi, você diz essas coisas em alta velocidade, não é mesmo?
Costumo em estradas, a ir até 130km/h, mas normalmente, vou a 110, pois a esposa marca em cima e só viajo com ela, nunca sozinho. Mas, mesmo em 110, seguro bastante nas curvas.
O meu HB20X, ainda não chegou e as vezes fico preocupado com coisas que fico sabendo dele, pois comprei na cega. Vim do Fit, que é grudado no chão.