Ricardo de Melo escreveu:
Legal a explicação Viterbo!
Com todo respeito, só me tira uma dúvida, você já trabalhou ou trabalha na Hyundai?
Pergunto, pois vejo muitas de suas respostas com certa convicção, como de um técnico especializado no assunto.
Eu mesmo já enviei um e-mail para Hyundai perguntando sobre as diferenças nas suspensões, mas como sempre, por "questões estratégicas", eles não divulgam tal tipo de informação.
Então muitos dos assuntos relacionados a suspensão permanece na área das hipóteses, o que não combina com suas afirmações convictas.
Abraços,
com todo respeito, isso é básico em engenharia automotiva. não é necessário estar lá dentro para isso
basta vc abrir o capô dos 2 carros vê-los num elevador e você verá que o carro é o mesmo
(e todas as publicações de lançamento já explicaram a diferença entre os carros)
num processo produtivo linear, de alta demanda, e de um mesmo modelo, não faz sentido vc ter na linha de montagem projetos diferentes
explico: uma suspensão mais robusta, com outro projeto demanda reforços estruturais, pontos de fixação de diferentes e claro, uma carroceria totalmente diferente do modelo base (comparando o X com o normal). não "encaixaria" no hb20. E não é o que temos. a "casca" é igual! não há como ter uma suspensão diferente sem alterar drasticamente o projeto
isso encareceria sobremaneira o processo e não faria sentido o X custar apenas um pouco acima do modelo comum
O que eles fazem é mudar as molas, que definem a altura do veículo, e recalibram a carga de amortecedores e geometria para garantir a estabilidade nessa nova altura.
Acontece exatamente o mesmo com o Fox e cross fox. uno/palio e way. strada/weekend e adventure
se não acredita em mim, segue algumas publicações especializadas:
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 5902.shtml" Sua carroceria ficou 4 cm mais distante do solo, o que até colabora para evitar uma valeta ou outra, mas nada além disso. Para deixá-lo mais alto, a Hyundai
aumentou a extensão das molas e trocou os pneus por uma medida ligeiramente maior. Saiu o 185/60 R15 do HB20 "normal" e entrou o 195/65 R15.A t"
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... hb20x.html"Na estrutura do carro, as únicas alterações feitas foram o aumento da rigidez da suspensão, o que deixou o hatch mais firme ao dirigir, e a altura em relação ao solo 40 mm maior"