Olá pessoal!
Assim como muitos, comecei a ter problemas com a suspensão traseira do HB20 hatch. Tenho um hatch 1.6 Premium 14/15. Fiz a instalação de um sistema de som composto por um subwoofer, três amplificadores, um processador de áudio, um mega capacitor e uma bateria auxiliar, sem falar na estrutura em MDF com piso de 15mm e caixa de 18mm.
Após a instalação desse sistema o carro baixou a suspensão traseira em cerca de 2 a 3 dedos. Até ai tudo bem. Quando começamos a rodar com o carro, percebi que em qualquer ondulação já acontecia o final do curso do amortecedor. Nunca andamos com passageiros no banco traseiro.
Comecei aqui no fórum a pensar em soluções para manter a altura original e tornar a suspensão traseira um pouco mais rígida. Li um tópico aonde as pessoas comentavam sobre a possibilidade da utilização de molas para veículos com GNV. Bem, entrei em contato com um dos poucos fornecedores desse produto que me informou que aguentaria até 90kg extras. Só de amplificador eu tenho 10kg extras. O mega capacitor tem mais 4kg. O subwoofer que estou utilizando tem 9kg, mas irei colocar um mais leve. Segundo o site da Moura a bateria que instalei tem 50kg. Fora a estrutura de madeira que pesa MUITO.
Pois bem, comprei as molas ao custo de R$ 220,00 mais frete, recebi e instalei ontem.
Para a minha surpresa e total decepção, o carro está com a traseira mais alta que um HB20X. Além disso perdi todo o conforto, o carro ficou MUITO rígido, ao ponto de qualquer ondulação a traseira quicar para o alto. A estabilidade que não era um dos pontos fortes desse carro agora é algo inexistente.
Gastei R$ 60,00 para instalar e irei gastar mais R$ 60,00 para remover.
A minha indicação para esse tipo de produto é: NÃO COMPREM!
Estou em contato com o vendedor para devolver o produto.
Fica aqui o meu relato.