Clever escreveu:
Depois de 3 anos e 3 meses com o carro e 45.000 km, não posso reclamar da pintura (cinza), o consumo era ótimo mas piorou quando entrou nos 40.000 km, o carro não apresentou ruído, uma lanterna apresentou leves trincos a CC não trocou em garantia, as revisões sofreram alguns ajustes, a suspensão realmente não trás tranquilidade com o carro cheio em ondulações, desníveis e lombadas... mas de longe foi o melhor carro que eu tive.
Porém esperava mais do modelo 2016, não animei em ter outro por mais 3 anos... mas ainda aguardo meu retorno a marca!!!
Colega Clever, lendo esse seu relato me lembrei do fato de que o meu HB20 1.6 após os 20000 kms rodados começou a apresentar um alto consumo de combustível e eu estranhei bastante pq cuido muito bem dele, com todas as suas revisões rigorosamente em dia e até melhor do que isso, pq troco o oleo e filtro do motor dele sempre a cada 6 meses e nesse período rodo menos de 5000 kms .
E sendo assim, pensei melhor e cheguei a conclusão que não haveria nada mais a fazer além de uma rápida verificada no estado das velas de ignição que são as responsáveis pela queima do combustível e tive uma bela e inesperada surpresa ao desmonta-las na garagem da minha casa ...
Pois as velas de ignição dos nossos queridos HB20 1.6 são da NGK porém as mais simples e baratas possível da linha da NGK e por isso mesmo, percebi que houve um desgaste acentuado dos eletrôdos das velas aos 20000 kms rodados fazendo com que a folga (gap) das velas aumentasse dos 0,7 mm a 0,8 mm normais e indicados para esse motor, para nada menos do que exagerados 1,0 mm ...
Essa foi certamente a causa desse consumo anormal pq nessas condições, as faíscas produzidas pelas velas ficam deficientes e com isso, o combustível não é totalmente queimado, o que provoca esse aumento no consumo e além disso, ocorre tb uma perda de desempenho !
O que eu fiz foi regular novamente a folga dos eletrôdos para os valores corretos e passei uma lixa dágua 280 entre os eletrôdos exatamente para acertar o desgaste irregular que eu verifiquei e assim recuperar o máximo possível a eficiência dessas velas de ignição !
E de fato, após essa pequena manutenção que fiz pessoalmente nessas velas de ignição, notei que tanto o desempenho como o consumo tb melhoraram bastante, portanto o que esperar dos HB20 que rodam 40000 kms com as velas de ignição originais sem uma prévia manutenção ???
E o pior de tudo é que eu só posso mesmo compartilhar esse fato com vcs pq "ai de mim se eu chegar na CCS Hyundai e falar que eu mesmo tive a ousadia de desmontar as velas de ignição do meu HB20 que ainda está em pleno período de garantia" ...
Esses são os ossos do ofício, fazer o que ???
Achei essa mais uma falha imperdoável do departamento engenharia de manutenção da HMB e consequência direta de uma porca econômia de palito quando a fábrica poderiam equipar tanto o motor 1.0 e o 1.6 com as velas de ignição de platina/iridium que são comprovadamente bem mais duráveis e eficientes !!!
Valeu colega, abraço !