Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
sp66d_rac6r escreveu:
Olá pessoal,
Meu HB20 comfort style 1.0 - 13/14 dá um estouro nas retomadas de aceleração.
Na revisão de 30k me disseram que poderia ser vela e que ela seria trocada na revisão de 40k.
Na revisão de 40k, trocaram a vela mas os estouros persistem.
Sempre andei no álcool e já troquei de posto algumas vezes e msm assim o problema persiste.
Alguma idéia? A troca do cabo de velas soluciona o problema?
Tem um outro usuário aqui no forum relatando um problema semelhante a esse com um HB20 1.0 !
Esses estouros nas retomadas de aceleração normalmente podem ser devido a falhas no sistema de ignição como tb causados por uma possível falta de combustível ou mesmo combustível adulterado ...
Deve-se tb confirmar se de fato foi trocado o filtro de combustível em todas as revisões desse HB20 como tb verificar se o filtro de ar está limpo ainda ...
Obs : O motor dos HB20 não utilizam cabos de velas, pq eles tem um sistema de ignição com uma bobina direta para alimentar com centelhas cada vela de ignição e por isso mesmo, esse sistema utilizado não requer o uso de cabos de velas .
Bom dia, Ianis.
Não tem cabo de velas?! Como assim?
Não acredito que até hoje, em 5 anos, nunca percebi isso.
Em que pese o fato de que, tendo rodado mais de 210 mil km em 4 ótimos HB20 1.6, poucas vezes abri o compartimento do motor... rs.
Abraço e sucesso na venda do seu!
Boa tarde Bertoche e é verdade mesmo o que citei acima :
Todos os modernos sistemas de injeção eletrônicas já aposentaram de vez aqueles velhos, obsoletos e longos cabos de velas de ignição.
E a razão é muito simples, pq eles eram um atraso de vida e a medida que eles iam sendo usados, eles se desgastavam progressivamente com a normal passagem da alta voltagem por eles e com isso, perdia-se cada vez mais a potência que saia das bobinas e o que se chegava nas velas de ignição eram muitas vezes insuficiente para ocorrer uma forte e eficiente faísca ou centelha para promover uma mais completa combustão da mistura de ar + combustível nos cilindros do motor.
Sem falar ainda dessas perdas normais da potência das bobinas que se perdiam ao longo de todos esses cabos de velas e quanto mais velhos e usados eram esses cabos, pior se tornava essa deficiência , pq eles ressecavam e rachavam e por ali tb escapava parte da alta voltagem destinada as velas de ignição!
Então a engenharia automotiva inventou esse atual e bem eficaz sistema em que cada vela de ignição possui a sua própria bobina de ignição, sem cabos, pq essa bobina já vai encaixada diretamente em cima de cada uma das velas e assim, toda a potência das bobinas chega nas velas sem falhas e sem nenhuma perda dessa potência.
E tanto os HB20 como todos os atuais motores da Hyundai Motors e tb dos demais fabricantes atuais já adotaram esse sistema de uma bobina de ignição para cada vela de ignição e assim o funcionamento geral desses motores se torna bem mais otimizado e menos sujeito as falhas de ignição.
Valeu pela força Bertoche, vamos ver o que acho de melhor oferta na venda do nosso HB20. Abraço !