Nardini26 escreveu:
Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção?
Boa noite Nardini e seja bem vindo ao forum !
Não se preocupe pq sempre existe uma solução para tudo em mecânica automotiva e nesse caso de catalisador entupido, de fato, não há nenhuma solução a se fazer para desentupi-los a não ser retira-lo do veículo e joga-lo no lixo, pq nesses casos, ele já era mesmo !!!
E se esse fosse o meu caso, como tb já ocorreu assim no meu jetta devido a essas nossas "maravilhosas gasolinas de qualidade top de tão medíocres" que entupiram parcialmente o catalisador dele e nesse caso, eu tive de lascar ele fora do veículo e no lugar dele , apenas instalei um abafador com entrada e saida do mesmo diâmetro da tubulação do escape e boas, nunca mais senti falta dessa droga de catalisador e ainda ganhei um leve melhor desempenho pq a turbina dele passou a trabalhar bem mais livremente sem a presença pertubadora dessa merda de catalisador.
Mas existe sim uma importante dica técnica aqui :
Nessa sonda lambda que fica após o catalisador, deve ser instalado obrigatoriamente entre ela e o cano de escape, um espaçador calibrado de uns 10 a 12 cms de comprimento e encontrado facilmente nas boas lojas de escapes cuja função é exatamente para engana-la e assim, não haver interferencia alguma na leitura normal dela, que vai pensar que um novo catalisador está lá e assim, nunca vão acender luzes amarelas no painel do seu veículo inclusive nesse meu jetta tb foi feito esse mesmo procedimento e após um pouco mais de 4 anos rodando assim nele nunca houve o menor dos problemas com o funcionamento normal do seu motor.
E o motivo recomendado para se instalar um abafador no lugar do catalisador é porque além da função de queimar os gases do escape, quaisquer catalisadores tb agem como se fossem um abafador adicional, diminuindo o nível geral de ruídos do sistema de escape.
Por isso que caso se opte por simplesmente retirar o catalisador original e no lugar dele apenas for soldar um pedaço de cano de escape, poderão surgir ressonâncias desagradáveis em determinadas rotações do motor e isso se torna bastante incômodo principalmente durante as viagens.
Obs : E para quem achar que sem o catalisador, os veículos não passariam nos testes de emissão de poluentes, aqui tb vai uma outra dica muito útil e que sempre funcionou:
Basta que no dia anterior ao da análise do veículo, abastece-lo apenas com etanol e boas, o nível de emissões apresentado será tão baixo que nem mesmo será preciso a ação do catalisador para diminuir ainda mais a emissão de gases poluentes resultantes !
Lembrando tb que é mais do que óbvio que para haver um correto funcionamento do motor emitindo assim o mínimo possível de gases poluentes, que ele deve estar devidamente abastecido apenas com etanol, revisado com oleo e filtro do motor , filtro de ar e de combustivel e as velas de ignição tudo novo para então, haver como uma consequência direta disso, uma otima combustão desse motor em questão !
Qualquer outra dúvida, disponha colega, boa sorte !