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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 29 Abr 2021 09:37 
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ianisgreek escreveu:
O oleo da Havoline que eu citei acima é esse aqui :

https://www.texaco.com.br/carro/produto ... sae-0w-20/

Você saberia dizer se por ele ser mais fino, abaixa um pouco mais o nível no Gamma?


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 29 Abr 2021 13:49 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
O oleo da Havoline que eu citei acima é esse aqui :

https://www.texaco.com.br/carro/produto ... sae-0w-20/

Você saberia dizer se por ele ser mais fino, abaixa um pouco mais o nível no Gamma?



Estou usando essa nova viscosidade de oleo levemente mais fino 0W-20 já tem umas 4 trocas e desde então, em nenhum dos nossos 3 veículos ocorre consumo anormal com esse oleo e que abaixe o nível na vareta !

A vantagem prática e real de se substituir um oleo 5W-30 por outro 0W-20 porém melhor aditivado são uma melhor e mais eficaz lubrificação do motor desde as partidas a frio, proporcionando ainda um leve melhor desempenho acompanhado de um leve melhor consumo médio, além do oleo mais leve refrigerar um pouco melhor qq motor devido a sua maior fluidez, ou seja, ele sempre vai circular mais rápído por todo o motor do que qq outro oleo mais pesado.

Afinal, já é amplamente comprovado em mecânica automotiva que oleos mais pesados e/ou mais viscosos sempre vão opor uma maior resistência a livre movimentação das peças, além deles tbm circularem mais devagar por todo o interior dos motores.

Foi por causas dessas razões que substituí o oleo 5W-30 API-SN por esse novo oleo 0W-20 API-SP , ou seja , ele é melhor classificado por ser melhor aditivado e por isso ele sempre vai proteger qq motor bem melhor do que todos os demais oleos menos aditivados.

Obs : Óbvio que todo consumo de oleo lubrificante por qq motor vai depender do seu estado geral que é resultado direto da manutenção preventiva que ele sempre recebe durante toda sua vida útil.

Por isso que nunca obedeci a nenhum fabricante de veículos que recomendam trocas de oleo do motor a cada 10 mil kms e isso tbm vale para a dona Hyundai do Brasil , logicamente , pq afinal , ficar economizando em trocas de oleo vai significar no médio e longo prazo em desgastes sim e depois não tem mais como repor esses desgastes de todas as peças internas de um motor, mas somente se ele for recondicionado.

Por isso que troco sempre o oleo do motor de qq veículo meu e tbm de todos os demais veículos da nossa familia, não importa a marca dele , a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms , valendo a condição que ocorrer primeiro !

E uma última citação não menos importante :

Saibam que todo motor que consome somente gasolina , SEMPRE vai contaminar e desgastar bem mais qq oleo do motor do que se ele for abastecido somente com etanol, fato esse tbm já AMPLAMENTE COMPROVADO por toda a industria automotiva mundial !

E não temos como modificar essa VERDADE pq a gasolina é de origem mineral e por essa razão que ela combina bem mais e se mistura facilmente com qq oleo de motor, mas o etanol por ser de origem vegetal felizmente que não tem essa afinidade com qq oleo e que devido a isso, esse oleo não será assim tão contaminado tendo por isso uma melhor conservação geral de suas qualidades !

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Jetta TSI 13/13 cinza platinum, couro beje, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

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HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 29 Abr 2021 16:22 
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Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
O oleo da Havoline que eu citei acima é esse aqui :

https://www.texaco.com.br/carro/produto ... sae-0w-20/

Você saberia dizer se por ele ser mais fino, abaixa um pouco mais o nível no Gamma?



Estou usando essa nova viscosidade de oleo levemente mais fino 0W-20 já tem umas 4 trocas e desde então, em nenhum dos nossos 3 veículos ocorre consumo anormal com esse oleo e que abaixe o nível na vareta !

A vantagem prática e real de se substituir um oleo 5W-30 por outro 0W-20 porém melhor aditivado são uma melhor e mais eficaz lubrificação do motor desde as partidas a frio, proporcionando ainda um leve melhor desempenho acompanhado de um leve melhor consumo médio, além do oleo mais leve refrigerar um pouco melhor qq motor devido a sua maior fluidez, ou seja, ele sempre vai circular mais rápído por todo o motor do que qq outro oleo mais pesado.

Afinal, já é amplamente comprovado em mecânica automotiva que oleos mais pesados e/ou mais viscosos sempre vão opor uma maior resistência a livre movimentação das peças, além deles tbm circularem mais devagar por todo o interior dos motores.

Foi por causas dessas razões que substituí o oleo 5W-30 API-SN por esse novo oleo 0W-20 API-SP , ou seja , ele é melhor classificado por ser melhor aditivado e por isso ele sempre vai proteger qq motor bem melhor do que todos os demais oleos menos aditivados.

Obs : Óbvio que todo consumo de oleo lubrificante por qq motor vai depender do seu estado geral que é resultado direto da manutenção preventiva que ele sempre recebe durante toda sua vida útil.

Por isso que nunca obedeci a nenhum fabricante de veículos que recomendam trocas de oleo do motor a cada 10 mil kms e isso tbm vale para a dona Hyundai do Brasil , logicamente , pq afinal , ficar economizando em trocas de oleo vai significar no médio e longo prazo em desgastes sim e depois não tem mais como repor esses desgastes de todas as peças internas de um motor, mas somente se ele for recondicionado.

Por isso que troco sempre o oleo do motor de qq veículo meu e tbm de todos os demais veículos da nossa familia, não importa a marca dele , a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms , valendo a condição que ocorrer primeiro !

E uma última citação não menos importante :

Saibam que todo motor que consome somente gasolina , SEMPRE vai contaminar e desgastar bem mais qq oleo do motor do que se ele for abastecido somente com etanol, fato esse tbm já AMPLAMENTE COMPROVADO por toda a industria automotiva mundial !

E não temos como modificar essa VERDADE pq a gasolina é de origem mineral e por essa razão que ela combina bem mais e se mistura facilmente com qq oleo de motor, mas o etanol por ser de origem vegetal felizmente que não tem essa afinidade com qq oleo e que devido a isso, esse oleo não será assim tão contaminado tendo por isso uma melhor conservação geral de suas qualidades !
Vou procurar este óleo, o HB20 não deve ter folgas excessivas para um oleo pouco mais fino causar problemas de consumo de óleo mesmo.
Sem falar que quanto mais moderno, melhor


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 29 Abr 2021 16:49 
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Exatamente e lembrando que qq motor bem saudável que utilize normalmente um oleo 5W-30 e que não apresente um consumo anormal desse oleo de até 1 litro a cada 5000 kms rodados , poderá perfeitamente utilizar o novo oleo 0W-20 mas de preferência da classificação API-SP que é mais bem aditivado e será assim beneficiado com todas as vantagens já citadas antes.

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 30 Abr 2021 14:01 
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ianisgreek escreveu:
Exatamente e lembrando que qq motor bem saudável que utilize normalmente um oleo 5W-30 e que não apresente um consumo anormal desse oleo de até 1 litro a cada 5000 kms rodados , poderá perfeitamente utilizar o novo oleo 0W-20 mas de preferência da classificação API-SP que é mais bem aditivado e será assim beneficiado com todas as vantagens já citadas antes.

Com certeza quero usar os SP, vou até pesquisar sobre os avanços


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 01 Mai 2021 12:18 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente e lembrando que qq motor bem saudável que utilize normalmente um oleo 5W-30 e que não apresente um consumo anormal desse oleo de até 1 litro a cada 5000 kms rodados , poderá perfeitamente utilizar o novo oleo 0W-20 mas de preferência da classificação API-SP que é mais bem aditivado e será assim beneficiado com todas as vantagens já citadas antes.

Com certeza quero usar os SP, vou até pesquisar sobre os avanços



Em linhas gerais, os pacotes de aditivos funcionam assim :

Cada novo pacote de aditivos lançado no mercado de lubrificantes vai aumentando a sua classificação e eficiência para assim, atender as exigências de lubrificação dos novos motores que estão cada vez mais evoluídos.

E deixando só um exemplo, todos os oleos para motores classificados com API-SN já estão ultrapassados em eficiência pelos novos oleos classificados com API-SP e assim por diante.

Isso inclusive já é um fato amplamente comprovado em mecânica automotiva e por isso nem cabe contestação nenhuma aqui nesse assunto !

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 01 Mai 2021 19:05 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente e lembrando que qq motor bem saudável que utilize normalmente um oleo 5W-30 e que não apresente um consumo anormal desse oleo de até 1 litro a cada 5000 kms rodados , poderá perfeitamente utilizar o novo oleo 0W-20 mas de preferência da classificação API-SP que é mais bem aditivado e será assim beneficiado com todas as vantagens já citadas antes.

Com certeza quero usar os SP, vou até pesquisar sobre os avanços



Em linhas gerais, os pacotes de aditivos funcionam assim :

Cada novo pacote de aditivos lançado no mercado de lubrificantes vai aumentando a sua classificação e eficiência para assim, atender as exigências de lubrificação dos novos motores que estão cada vez mais evoluídos.

E deixando só um exemplo, todos os oleos para motores classificados com API-SN já estão ultrapassados em eficiência pelos novos oleos classificados com API-SP e assim por diante.

Isso inclusive já é um fato amplamente comprovado em mecânica automotiva e por isso nem cabe contestação nenhuma aqui nesse assunto !

Ai sim, pena que poucas marcas ainda estão oferecendo SP


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 03 Mai 2021 13:01 
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Sim, atualmente poucas marcas de lubrificantes para motores oferecem oleos já classificados com essa nova norma API-SP e ILSAC-GF6 que seriam assim os mais eficazes oleos e os mais tecnologicamente aditivados disponíveis no nosso mercado atual.

Todos os demais oleos lubrificantes para motores atualmente no nosso mercado e que não atendam a essas novas normas de lubrificação acima citadas já foram ultrapassados por esses em eficiência e tecnologia , portanto essa é a realidade !

Óbvio que os motores mais antigos da geração passada e que ainda não dispõe dessa mais nova tecnologia da injeção direta, turbo e flex poderão continuar a usar os oleos da classificação anterior a essa aqui citada e que mesmo assim, ainda continuarão a estar devidamente protegidos !

O MAIS IMPORTANTE de tudo é sempre observar a correta frequência para as trocas de oleo e do seu respectivo filtro.

ISSO É SAGRADO para se manter sempre qq motor a combustão interna saudável prolongando assim ao máximo a sua vida útil !

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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 03 Mai 2021 18:44 
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ianisgreek escreveu:
Sim, atualmente poucas marcas de lubrificantes para motores oferecem oleos já classificados com essa nova norma API-SP e ILSAC-GF6 que seriam assim os mais eficazes oleos e os mais tecnologicamente aditivados disponíveis no nosso mercado atual.

Todos os demais oleos lubrificantes para motores atualmente no nosso mercado e que não atendam a essas novas normas de lubrificação acima citadas já foram ultrapassados por esses em eficiência e tecnologia , portanto essa é a realidade !

Óbvio que os motores mais antigos da geração passada e que ainda não dispõe dessa mais nova tecnologia da injeção direta, turbo e flex poderão continuar a usar os oleos da classificação anterior a essa aqui citada e que mesmo assim, ainda continuarão a estar devidamente protegidos !

O MAIS IMPORTANTE de tudo é sempre observar a correta frequência para as trocas de oleo e do seu respectivo filtro.

ISSO É SAGRADO para se manter sempre qq motor a combustão interna saudável prolongando assim ao máximo a sua vida útil !

Ah sim, gosto de trocar sempre uns 1500 km antes da troca e sempre troco todos os filtros em todas as trocas de óleo


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 Título: Re: Fluídos
MensagemEnviado: 17 Mai 2021 22:47 
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Colegas, esse final de semana fiz uma rápida viagem a uma cidade distante 250 kms da minha, rodovia de pista simples e de pavimento bem razoável onde deu para manter médias de velocidades interessantes.

Mantive a maior parte do tempo entre 120 kms/h a 140 kms/h quase sempre 5ª marcha engatada e viajei apenas durante o dia.

No final dessa viagem, verifiquei o nível do oleo do motor e tbm o nível do líquido de arrefecimento.

E após 500 kms percorridos numa média mais elevada do que o normal o motor Gamma 1.6 mostrou que continua bala , ambos os níveis permaneceram intactos onde estavam antes dessa viagem, lembrando que não utilizo de oleos que a Hyundai do Brasil recomenda mas de uma viscosidade um pouco menor, ou seja, um oleo mais fino do tipo 0W-20.

Mas mesmo assim, nenhum consumo anormal de oleo foi percebido e com uma notável vantagem, o motor mostrou um ótimo desempenho apresentando ainda um excelente consumo médio de 10,8 kms/l com uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina comum.

Lembrando novamente que o velocimetro não caia nunca de 120 kms/h e nos locais mais desimpedidos ia até 140 kms/h constantes e nem mesmo fiz nenhuma parada nesses 250 kms da viagem de volta, onde gastei nessa volta o total de 2 hs e 20 minutos até chegar em casa.

A ida até que foi um pouco mais moderada nas médias de velocidade devido ao movimento mas tbm fiz uma brincadeira numa longa reta plana e desimpedida onde ultrapassei um Honda civic daqueles do modelo não atual e ele não gostou e tentou me ultrapassar novamente mas o nosso bravo e afiado HB20 segurou o civicão lado a lado até os 190 kms/h de velocidade máxima dele e esse civic assim desistiu de tentar me ultrapassar novamente pq ficar direto na contra mão da rodovia mantendo essa velocidade e não é nada confortável e seguro ... rsrsrsrsrs!!!

Não sei se esse civic , embora aparentemente bem cuidado na sua aparência externa, se ele tinha câmbio mecânico ou automático, se ele estava com sua manutenção preventiva rigorosamente em dia e nem qual era o estado de conservação mecânica geral dele, mas saibam que numa reta bem pavimentada, plana , longa e desimpedida o que fala mais alto é o rendimento geral do motor e nada mais do que isso, além do combustível utilizado já que ele era flex e podia estar abastecido tanto com etanol e tbm com os nossos LIXOS de gasolina enquanto que eu tinha 85% de etanol no tanque do nosso HB20 ... uma simples questão de escolha mas que gera alguma diferença no desempenho sim!!!

É isso aí, essas são as vantagens práticas de se ter um veículo sempre muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e ainda abastecido com etanol ...

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