biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Com certeza que qq motor turbo flex 1.0 atual vai produzir mais torque em rotações mais baixas do que qq motor 1.6 aspirado flex atual, tanto faz com o câmbio manual ou o aut.
Se bem que ainda existe o recurso de reduzir marchas no motor 1.6 aspirado e assim ele vai achar maiores valores de toque e de potência máximos nessas rotações maiores.
Mas no motor 1.0 turbo tbm existe esse mesmo recurso de se reduzir marchas por isso que somente um teste lado a lado entre um HB20 1.6 manual contra um Onix 1.0 turbo manual para ver qual o resultado prático real que esse teste iria nos mostrar !!!
E eu ainda apostaria na vitoria do conjunto do novo HB20 hatch c/ o novo motor 1.6 gamma flex aspirado 2020 junto do seu câmbio manual de 6 marchas contra esse novo Onix 1.0 turbo flex manual de 2020 em diante e ambos esses veículos abastecidos somente com etanol.
Também apostaria no HB20 1.6, no final a diferença de potência ainda é grande (sem falar que carro não é só motor, imagino a suspensão Hyundai melhor a Chevrollet).
Sem falar que em rotações extremamente baixas, ou em retomada em uma subida ele mostra ainda ser um 1.0 antes do turbo girar bem
Exatamente isso Biel, bem colocada essa sua citação !
Todo motor 1.0 turbo, por melhor que ele seja, não terá uma resposta convincente antes da turbina começar a assoprar pressão dentro do motor.
Sem falar tbm no famoso "turbo lag " que é justamente essa demora que existe entre o instante que se pisa no acelerador em rotações mais baixas e a turbina "acorda" e começar a enviar o ar sob pressão que vai produzir o torque a potencia extras solicitados pelo condutor.
Óbvio que a partir de médias rotações, nunca que se poderá comparar as respostas afiadas de um motor turbo comparado com as respostas de aceleração de qq motor aspirado, mas nessa comparação nossa acima, um motor Gamma 1.6 com o seu bom desenvolvimento de projeto original contra um motor turbo 1.0 mediano tbm original ainda dá uma briga boa em desempenho mas somente se ambos os motores permanecerem originais e sempre abastecidos com etanol ...
Mas muita ATENÇÃO aqui :
Se qq motor 1.0 turbo atual ainda mais se ele for flex receber essa preparação bem simples chamada de "stage 2", ADEUS para qq motor 1.6 aspirado ou mesmo se ele for 1.8 ou até alguns 2.0 e mesmo se eles forem abastecidos com etanol pq essa preparação de stage 2 significa melhorar ainda mais toda a calibração original da ECU e soma-se ainda nessa conta mais a retirada completa do catalisador pq ele sempre está localizado logo após a turbina e com isso, abafando e estrangulando o livre trabalho dela e com isso mais rendimento é desbloqueado e obtido.
E vou deixar aqui um simples exemplo de um upgrade de stage 2 feito em um jetta 2.0 TSI da versão de 211 cvs como é o meu caso :
Originalmente de fábrica ele já tem comprovados em dinamômetro em média 228 cvs de motor e um torque de 32,8 kgfm com gasolina podium ou octapro de alta octanagem !
Isso é obtido com uma pressão de turbina máxima de até 0,9 bars.
Mas após fazer um stage 2 nesse mesmo jetta 2.0 TSI assim abastecido com essa gasolina premium ele já mostra no dinamômetro uma interessante media de 280 cvs de motor com um torque de 43 kgfm e esse aumento vem devido a uma nova pressão de turbina indo dos originais 0,9 bars para até 1.3 bars e que vai resultar nesse ganho geral de rendimento !
E qual seria a mágica nesses casos de stage 2 ?
Muito simples, apenas foi desbloqueada toda essa potencia extra que havia disponível para esse motor mas que a engenharia da fábrica
conteve propositalmente na ECU do motor para não vender um jetta 2.0 TSI no nosso mercado com todo esse desempenho por um preço que seria obviamente bem mais elevado do que o de tabela e isso encareceria com certeza o preço final dele.
Então resumindo, um stage 2 envenena a ECU além de retirar o catalisador para deixar assim o fluxo de gases pelo escape bem mais livre e com isso se obtém como num passe de mágica todo esse desempenho extra.
Mas e esse motor turbo original de fábrica desse jetta suporta sem riscos de quebra mecânica toda essa potência extra ?
Sim, pq em todos os projetos de motores turbo, sempre existe uma ampla margem de segurança deixada por pela fábrica justamente para haver sobra de resistência desse motor original que é sempre submetido a esforços bem maiores do que acontece com qq motor aspirado.
E esse upgrade stage 2 age exatamente aproveitando essa sobra de resistência deixada em qq motor turbo de fábrica, por isso que esse meu jetta que é de junho de 2013 e comprado zero KM, desde Janeiro de 2014 e apos estar amaciado e com um pouco mais de 5000 kms rodados, ele recebeu essa modificação mecânica stage 2 e até hj, aos 68090 kms rodados e apos mais de 7 anos de uso regular e basicamente em viagens, jamais apresentou uma quebra mecânica sequer, numa prova real de que de fato, existe sim essa margem de segurança em motores turbo deixada pela fábrica.
Então, em outras palavras, qq veículo flex nacional 1.0 turbo pode sim perfeitamente receber essa modificação simples de stage 2 e com isso, não tem para nenhum veículo aspirado nem 1.6 nem 1.8 e olha que até alguns 2.0 vão apanhar deles.
Obs : Óbvio e até desnecessário dizer aqui que em todos esses casos de motores 1.0 turbo flex com stage 2, apenas etanol deve entrar no tanque deles mas em compensação , é so diversão e alegria para tristeza de todos os demais veículos aspirados até 2.0 dessa vida ... rsrsrsrsrsrsrs!!!
E por essa razão acima exposta que se eu trocar esse meu atual HB20 1.6 por um outro HB20 zero KM, lógico e evidente que eu jamais escolheria um novo HB20 1.6 com câmbio manual de 6 marchas, mesmo sabendo das melhorias técnicas que esse modelo recebeu desde 2020.
Mas a minha escolha certa e incondicional seria uma versão 1.0 TGDI automática mesmo, mas eu faria logo nele e sem nenhuma sombra de dúvidas um stage 2 como já fiz com o meu atual jetta turbo e com isso , me divertiria muito por aí com esse novo HB20 1.0 turbo stage 2 e sempre abastecido com etanol, com toda certeza !!!
E apesar desse assunto aqui já ser fora de tópico, apesar da direta ligação que há entre bons fluídos automotivos com desempenho, qq dúvida que exista, por favor podem citar !