biel780 escreveu:
Amigos, vocês acham que um cambio um pouco mais curto nas versões de 6 marchas do 1.6 seria uma boa para o desempenho?
Já que (ao menos no automático), tanto a sexta quanto até a quinta parecem ser meio "over drive".
Mas também, as marchas iniciais seriam bem mais curtas
Qual a opinião de vocês, acham o oposto, que deveria ser mais longo para um bom desempenho?
Eu percebo que esse motor Gamma 1.6 já tem um ótimo torque disponível desde as baixas rotações e isso combina bem mais com um câmbio principalmente com as marchas altas mais longas ( 4ª , 5ª e 6ª ) do que o contrário pq assim se aproveita bem mais esse melhor torque vindo desde essas rotações mais baixas.
Mas isso tbm ajuda a economizar mais combustível, pq assim mantem-se maiores velocidades em rodovias com menores rotações do motor.
Obs : Já notei claramente que esse antigo câmbio manual de 5 marchas dos HB20 1.6 até 2015 mostram ter uma 4ª e 5ª marchas um pouco curtas demais do que deveriam ser o que obriga esse motor 1.6 a trafegar mantendo sempre rotações mais elevadas em rodovias, o que significa com certeza em um maior consumo médio e ainda, a um maior nível de ruído interno.
Certamente que esse deve ter sido o principal motivo do lançamento desses novos câmbios manuais de 6 marchas além dos novos câmbios aut. de 6 marchas para a linha HB20 de 2016 em diante substituindo assim aqueles antigos câmbios tanto os manuais e tbm os aut. com um menor numero de marchas.