gabrielfw escreveu:
Olá, pessoal! Boa noite.
As velas do meu HB20 estão no fim da vida útil e logo farei a substituição delas. Em minha cidade, mais de 90% dos mecânicos não trabalham com torquímetro, resultando em apertos demasiados sobre a vela, cuja rosca que a recebe é de alumínio. Fico com receio de apertar de mais ou de menos. Saberiam dizer o torque ideal destas velas? Obrigado!!!
Seja bem vindo ao forum e de fato, a maioria dos profissionais da area automotiva não utilizam torquímetros para apertar ou desapertar as velas de ignição.
É verdade tbm que a maioria dos cabeçotes dos motores atuais são de alumínio e que devido a esse material ser mais macio do que o ferro, isso exige menos força de torque para apertar e desapertar as velas de ignição quando da sua desmontagem/montagem.
Na embalagem das velas de ignição da NGK existem até uma tabela com os apertos dos torques corretos para todos os tamanhos de velas de ignição tanto para a instalação em cabeçotes de alumínio e tbm para os cabeçotes de ferro.
Além dessa dica, na própria net tbm existem artigos específicos com esses valores de torques para apertar velas de ignição para cabeçotes com ambos esses materiais.
Obs : Lembrando que NUNCA se deve desmontar velas de ignição de motores quentes sob hipótese alguma devido ao risco de danificar permanentemente as roscas dos cabeçotes.