biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Biel, acredito que seja essa a tendência atual do mercado automotivo, ou seja, toda essa geração de motores menores e turbo flex devem oferecer o máximo de rendimento para assim proporcionarem uma resposta boa e satisfatória tanto em desempenho e tbm em consumo médio.
E os fabricantes que não evoluírem nesse sentido vão aos poucos perdendo mercado e clientes para os modelos mais atualizados e melhor equipados mecanicamente falando.
Não tem como fugirmos dessa realidade !
Sim, uma pena.
Mudando um pouco de assunto, quero elogiar hoje o Motor do HB20.
Fiz uma viagem pela raposo nesta sexta voltando hoje. Nas subidas bravas da raposo ele ficou pau a pau com um Golf GTI, apenas perdeu na suspensão onde eu tive de tirar o pé enquanto no golf ele não precisou frear, embora depois de acelerar subimos juntos (e eu sei que ele estava dando tudo). Na reta acho que ai eu não acompanharia, mas na subida subimos juntos e ele não conseguiu me passar.
Mais para frente, ai na reta um folgado com uma Equanox também, nas rotações médias ele criou uma pequena distância, mas depois que eu (e ele) chegamos as rotações altas o motor dele simplesmente desapareceu e eu encostei.
Muito feliz com o carro, fico imaginando um HB20 1.0 GDI Flex de 130 cavalos, daria muito trabalho a muitos carros se mantiverem o peso a baixo de 1.100 kg
Então Biel, considere que seu HB20 1.6 é aut. e ainda assim, ele está mostrando que está rendendo tão bem, imagina se ele tivesse o excelente câmbio manual de 6 marchas, teria um rendimento levemente superior a esse atual sem dúvida alguma e ainda iria consumir menos combustível.
Eu tbm já tive gratas surpresas com o desempenho do nosso atual HB20 1.6 manual obviamente abastecido apenas com etanol em rodovias com retas mais abertas, só para se ter uma ideia, pickups Hilux turbo e as amaroks turbo de 140 cvs e até a versão de 180 cvs , Fiats Toros flex de 139 cvs e até as pesadas Toro turbo diesel de 170 cvs, os Hondas 1.5 que não chegam nem no chulé do desempenho desse HB20 em retas abertas, onde já cheguei no velocímetro a ver marcar 190 kms/h no plano e sem a ajuda de descidas e isso ocorreu foi por diversas vezes já.
Ou seja , nenhum desses veículos consegue jamais ultrapassar um HB20 1.6 nessas retas abertas e ainda ficar na frente dele , lógico que com um condutor decidido e capaz na direção desse HB20 e disposto a comprar esse desafio.
O segredo é que um HB20 1.6 manual chega a esses citados 190 kms/h de final um pouco antes de todos esses demais veículos que citei e onde então é que eles vão encontrar essa potência extra disponível para chegar até a traseira do HB20 e ainda sobrar potência para abrir na contra mão e ultrapassa-lo ????
E se a reta for curta será que o adversário de um HB20 vai se sujeitar a ficar exposto correndo na contra mão com qq desses veículos acima de 180 kms/h ???
Acredito que não mesmo ...
So se esses veículos estiverem chipados e/ou com um kit nitro instalado, ou seja, bem pouco provável nessa terra da Bananolândia ... kkkkkkkk.
Sem falar nos grandalhões SUVs turbos da Toyota que tbm levam taca de qq HB20 1.6 manual com etanol e se eles chegarem no retrovisor de um HB20 e abrirem para ultrapassar, basta voltar uma ou duas marchas conforme for o caso e veremos se esse tal vai de fato passar ...
E não esqueçam tbm de comparar a aerodinâmica de todos esses demais veículos citados acima que são péssimas e bem inferiores quando comparadas a aerodinâmica de qq HB20 1.6 pq só lembrando que para "furar" o ar depois dos 120 kms/h o desenho aerodinâmico de qq veículo é extremamente vital para ajudar o veículo a alcançar essas altas velocidades mais cêdo e ainda consumindo sempre o menos possível do desempenho disponível dos seus motores.
E são nesses momentos em retas abertas com o acelerador todo aberto, que a aerodinâmica além da relação pêso/potência de qq veículo falam mais alto, ou seja , é a hora do vamos ver qual é realmente o melhor conjunto, o projeto mais bem elaborado.