Bem-vindo: 28 Mar 2024 09:49

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 11 Mai 2022 20:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Ahh tá, entendi sim e sinceramente, se essas calotas plásticas originais já estiverem fazendo barulhos durante a rodagem com esse seu HB20, eu até sugiro que vc as tire das rodas pq o visual das rodas de ferro sem calotas até que não fica dos piores.

Já vi muitos HB20 tanto das versões 1.0 e tbm 1.6 circulando ainda com aquelas tais rodas originais de ferro e sem as calotas e não fica nada estranho!

Pelo menos essas rodas assim sem aquelas calotas de enfeite, seu HB20 vai mostrar uma rodagem um pouco mais silenciosa.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 11 Mai 2022 22:06 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Ahh tá, entendi sim e sinceramente, se essas calotas plásticas originais já estiverem fazendo barulhos durante a rodagem com esse seu HB20, eu até sugiro que vc as tire das rodas pq o visual das rodas de ferro sem calotas até que não fica dos piores.

Já vi muitos HB20 tanto das versões 1.0 e tbm 1.6 circulando ainda com aquelas tais rodas originais de ferro e sem as calotas e não fica nada estranho!

Pelo menos essas rodas assim sem aquelas calotas de enfeite, seu HB20 vai mostrar uma rodagem um pouco mais silenciosa.

Sim, ví muitos reclamarem de barulhos internos no HB20, eu honestamente não concordo, acho o veículo bem silencioso


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 12 Mai 2022 11:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Tbm concordo com vc pq o nosso atual HB20 apesar dos muitos anos de fabricação e de utilização, ele segue silencioso internamente.

E deixando mais um feedback positivo sobre essa experimental nova medida de pneus dianteiros 195/65-15 nesse HB20 , a cada dia circulando pela cidade, o veículo se mostra gostoso e ligeiramente e até mais prazeroso de ser guiado, pq cada marcha permite que com as mesmas acelerações anteriores, que o veículo avance um pouco mais e que assim, essas marchas sejam utilizadas por um período mais prolongado de tempo sem aquela anterior necessidade de se trocar de marchas a todo momento como ocorre com o veículo totalmente original.

Só faltam mesmo mais alguns testes em viagens por rodovias e irei concluir mais esse experimento nesse nosso HB20.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 12 Mai 2022 15:37 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Tbm concordo com vc pq o nosso atual HB20 apesar dos muitos anos de fabricação e de utilização, ele segue silencioso internamente.

E deixando mais um feedback positivo sobre essa experimental nova medida de pneus dianteiros 195/65-15 nesse HB20 , a cada dia circulando pela cidade, o veículo se mostra gostoso e ligeiramente e até mais prazeroso de ser guiado, pq cada marcha permite que com as mesmas acelerações anteriores, que o veículo avance um pouco mais e que assim, essas marchas sejam utilizadas por um período mais prolongado de tempo sem aquela anterior necessidade de se trocar de marchas a todo momento como ocorre com o veículo totalmente original.

Só faltam mesmo mais alguns testes em viagens por rodovias e irei concluir mais esse experimento nesse nosso HB20.

Depois de ver o Relato do OSilva que ele não tem reclamações sobre o câmbio att dele como eu, fico imaginando se talvez a medida nova tenha afetado o funcionamento deste. To pensando em pegar um par de pneu original emprestado para colocar na dianteira e ver o que sinto, tirar as variações, sabe?

Quanto a barulho interno, o meu foi infelizmente desmontado o painel inteiro para trocar o trocador de calor do AC que veio furado do antigo dono, mesmo assim ele voltou da CCS silencioso.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 14 Mai 2022 00:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Se lhe for possível , faça assim mesmo e iremos aguardar pelo seu novo comentário se houve realmente alguma melhora nesses sintomas percebidos na dirigibilidade do seu HB20 ou não.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 19:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
E continuando a rodar com o nosso HB20 agora equipado como experiência apenas com os pneus dianteiros com medidas um pouquinho só maiores do que os traseiros sendo 195/65-15 enquanto que atrás ele segue rodando com os pneus 185/65-15 e sempre usando a mesma pressão nos 4 de 34 libras.

A estabilidade geral segue mostrando um pouco mais de firmeza, principalmente ao se fazer curvas em velocidades um pouco maiores do que o normal mas sem que essa mudança mostre ter afetado a estabilidade traseira desse HB20 que continua firme e bem estável.

Mas agora ele se mostra com um rodar um pouco mais silencioso, exatamente pq com essa nova medida de pneus, seria como se todo o câmbio dele recebesse um alongamento geral de 5.2 % a mais do que o original quando sabemos que a regra geral e já estabelecida anuncia que se considera ainda normal um aumento máximo de até 3% para mais ou para menos nas medidas originais dos pneus para qq veículo.

E o que está ocorrendo é que rodando normalmente e conduzindo de modo sempre semelhante por basicamente as mesmas rotas urbanas e periféricas da minha cidade, sem o uso do ar cond. e levando no máximo uma ou 2 pessoas é que agora as rotações do motor estão um pouco menores, (exatamente os 5,2% a menos ), o que se traduz nessa perceptível sensação de um maior silencio interno, apesar das velocidades de condução serem basicamente as mesmas.

Mas o que bagunçou um pouco os testes de consumo médio foi pq adicionei por necessidade uns 15% de gasolina no restante do etanol contido no tanque para assim facilitar as partidas a frio e agora as médias lógico que tbm subiram um pouco, indo de uns 9 kms/l até 9,2 kms/l quando ele estava abastecido apenas com etanol para 9,6 kms/l com essa nova mistura de combustíveis até esse momento com o tanque mostrando ainda 2 palitinhos no nível de combustível.

Portanto, no nosso próximo reabastecimento já com 15% de gasolina a mais no restante do etanol, vamos recomeçar os mesmos testes básicos de consumo médio nessas condições e sempre observando cuidadosamente as reações mostradas por esse motor 1.6 Gamma com esse par de pneus um pouco maiores somente na frente desse HB20.

Lembrando ainda que sempre que a temperatura ambiente diminui como ocorre agora no inverno, as médias de consumo tbm despencam na mesma proporção apesar da injeção eletrônica estar perfeitamente calibrada para qq tipo de combustível e as suas mais variadas misturas contendo gasolina e etanol .

A explicação básica para isso é que se o ar ambiente está mais frio, ele tbm estará mais denso ou pesado e isso faz com que maiores quantidades de volume de combustível tbm sejam necessárias para com isso todo o sistema de injeção eletrônica manter sempre ideal a correta proporção ou relação de ar/combustível nas mais variadas situações de carga em qq motor.

Não percebi até agora nenhuma mudança no comportamento geral do motor com essa nova mistura de combustíveis e nem o motor modificou as suas respostas a qq tipo de solicitação do acelerador, que continuam sempre prontas e afiadas, apesar desse alongamento algo excessivo para as regras normais de substituição das medidas originais de pneus .

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 22:50 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
E continuando a rodar com o nosso HB20 agora equipado como experiência apenas com os pneus dianteiros com medidas um pouquinho só maiores do que os traseiros sendo 195/65-15 enquanto que atrás ele segue rodando com os pneus 185/65-15 e sempre usando a mesma pressão nos 4 de 34 libras.

A estabilidade geral segue mostrando um pouco mais de firmeza, principalmente ao se fazer curvas em velocidades um pouco maiores do que o normal mas sem que essa mudança mostre ter afetado a estabilidade traseira desse HB20 que continua firme e bem estável.

Mas agora ele se mostra com um rodar um pouco mais silencioso, exatamente pq com essa nova medida de pneus, seria como se todo o câmbio dele recebesse um alongamento geral de 5.2 % a mais do que o original quando sabemos que a regra geral e já estabelecida anuncia que se considera ainda normal um aumento máximo de até 3% para mais ou para menos nas medidas originais dos pneus para qq veículo.

E o que está ocorrendo é que rodando normalmente e conduzindo de modo sempre semelhante por basicamente as mesmas rotas urbanas e periféricas da minha cidade, sem o uso do ar cond. e levando no máximo uma ou 2 pessoas é que agora as rotações do motor estão um pouco menores, (exatamente os 5,2% a menos ), o que se traduz nessa perceptível sensação de um maior silencio interno, apesar das velocidades de condução serem basicamente as mesmas.

Mas o que bagunçou um pouco os testes de consumo médio foi pq adicionei por necessidade uns 15% de gasolina no restante do etanol contido no tanque para assim facilitar as partidas a frio e agora as médias lógico que tbm subiram um pouco, indo de uns 9 kms/l até 9,2 kms/l quando ele estava abastecido apenas com etanol para 9,6 kms/l com essa nova mistura de combustíveis até esse momento com o tanque mostrando ainda 2 palitinhos no nível de combustível.

Portanto, no nosso próximo reabastecimento já com 15% de gasolina a mais no restante do etanol, vamos recomeçar os mesmos testes básicos de consumo médio nessas condições e sempre observando cuidadosamente as reações mostradas por esse motor 1.6 Gamma com esse par de pneus um pouco maiores somente na frente desse HB20.

Lembrando ainda que sempre que a temperatura ambiente diminui como ocorre agora no inverno, as médias de consumo tbm despencam na mesma proporção apesar da injeção eletrônica estar perfeitamente calibrada para qq tipo de combustível e as suas mais variadas misturas contendo gasolina e etanol .

A explicação básica para isso é que se o ar ambiente está mais frio, ele tbm estará mais denso ou pesado e isso faz com que maiores quantidades de volume de combustível tbm sejam necessárias para com isso todo o sistema de injeção eletrônica manter sempre ideal a correta proporção ou relação de ar/combustível nas mais variadas situações de carga em qq motor.

Não percebi até agora nenhuma mudança no comportamento geral do motor com essa nova mistura de combustíveis e nem o motor modificou as suas respostas a qq tipo de solicitação do acelerador, que continuam sempre prontas e afiadas, apesar desse alongamento algo excessivo para as regras normais de substituição das medidas originais de pneus .

Eu tenho uma teoria que os 15% de gasolina (E85) faz com que o mapa do HB20 seja ainda o de 100% etanol, ele deve mudar de 30 a 30% pelo que me disse uma vez um tecnico da CCS


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 23:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
É bem interessante essa sua abordagem quanto a esse curioso assunto.

Pior é que somente a engenharia da Hyundai do Brasil poderia nos responder sobre isso com uma maior precisão.

Mas a realidade é que não me parece que isso seja real pq já lí e apenas deixando aqui um exemplo, um artigo muito instrutivo na net, escrito pelo dono da Fueltech de que ele já teve a oportunidade de ver de perto como atuava na prática todo o layout de funcionamento dos mapas disponíveis de uma ECU automotiva flex original e ele ficou simplesmente boquiaberto diante de tanta e tamanha sofisticação tecnológica e dos infinitos recursos disponíveis , gravados e guardados no software de uma ECU de um motor flex e principalmente se ela for de uma versão turbo alimentada e mais ainda com uma transmissão automática.

E ele conclui dizendo que seria praticamente impossível para sua atual empresa Fueltech , criar , desenvolver e lançar no mercado atual, um hardware e um software de um módulo que fosse compatível e semelhante a uma ECU flex daquelas originais de fábrica contendo todos aqueles recursos disponibilizados e as suas respectivas estratégias de funcionamento ...

Ou melhor ainda, se fosse possível a ele desenvolver e revender ECUs automotivas para um HB20 1.0 TGDI flex por exemplo, já com o upgrade de stage 2 somente dando aqui um simples exemplo e que seria só compra-la e instalar no veículo sem nenhuma outra adaptação.

Pq esses hardwares e softwares são criados em sistemas desenvolvidos e gerenciados por poderosos computadores que ajudam a engenharia de motores e elaborarem assim todos os mapas para todas as situações possíveis de funcionamento com as suas estratégias e funções variadíssimas para cada motor específico , contidos em cada uma dessas atuais ECUs originais de fábrica.

Mas esse já pode ser um sonho perfeitamente possível de ser realizado num futuro muito próximo, pq tecnologia para isso já existe no mercado internacional e assim, bastaria apenas colocar isso em prática , criando e comercializar essas novas ECUs já envenenadas por esses fabricantes independentes desse maravilhoso ramo da performance automotiva !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 00:31 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
É bem interessante essa sua abordagem quanto a esse curioso assunto.

Pior é que somente a engenharia da Hyundai do Brasil poderia nos responder sobre isso com uma maior precisão.

Mas a realidade é que não me parece que isso seja real pq já lí e apenas deixando aqui um exemplo, um artigo muito instrutivo na net, escrito pelo dono da Fueltech de que ele já teve a oportunidade de ver de perto como atuava na prática todo o layout de funcionamento dos mapas disponíveis de uma ECU automotiva flex original e ele ficou simplesmente boquiaberto diante de tanta e tamanha sofisticação tecnológica e dos infinitos recursos disponíveis , gravados e guardados no software de uma ECU de um motor flex e principalmente se ela for de uma versão turbo alimentada e mais ainda com uma transmissão automática.

E ele conclui dizendo que seria praticamente impossível para sua atual empresa Fueltech , criar , desenvolver e lançar no mercado atual, um hardware e um software de um módulo que fosse compatível e semelhante a uma ECU flex daquelas originais de fábrica contendo todos aqueles recursos disponibilizados e as suas respectivas estratégias de funcionamento ...

Ou melhor ainda, se fosse possível a ele desenvolver e revender ECUs automotivas para um HB20 1.0 TGDI flex por exemplo, já com o upgrade de stage 2 somente dando aqui um simples exemplo e que seria só compra-la e instalar no veículo sem nenhuma outra adaptação.

Pq esses hardwares e softwares são criados em sistemas desenvolvidos e gerenciados por poderosos computadores que ajudam a engenharia de motores e elaborarem assim todos os mapas para todas as situações possíveis de funcionamento com as suas estratégias e funções variadíssimas para cada motor específico , contidos em cada uma dessas atuais ECUs originais de fábrica.

Mas esse já pode ser um sonho perfeitamente possível de ser realizado num futuro muito próximo, pq tecnologia para isso já existe no mercado internacional e assim, bastaria apenas colocar isso em prática , criando e comercializar essas novas ECUs já envenenadas por esses fabricantes independentes desse maravilhoso ramo da performance automotiva !

Então eu concordo com o que o técnico da FuelTech disse por total e chego a duvidar do que o da CCS me disse.
Mas as vezes parece que faz um pouco de sentido pois eu não sinto aquela perda e comportamento diferente que sentia no fiesta quando fazia E85 ou E70.
Mas admito que só testei isso por uns 4 meses só


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 11:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Biel, eu sempre gostei da engenharia da Ford do Brasil desde quando ela lançou aqui no nosso mercado , o seu primeiro motor 100% a etanol no início da década de 80.

Ela sempre se mostrava como a pioneira e na vanguarda naqueles tempos, ao esmerar e aperfeiçoar no desenvolvimento tecnológico dos seus novos motores, sempre que o assunto eram o etanol e exatamente por isso , ela era respeitada por aqui desde aqueles tempos.

Mas com toda essa evolução tecnológica disponível e que envolve os mais recentes motores flex, fica difícil de imaginar atualmente que todos esses fabricantes como a Hyundai, Chevrolet, VW , Ford e as demais coreanas além das outras marcas de veículos flex de economizarem na elaboração e calibração de suas ECUs simplesmente pq se elas adotarem essa atitude bem suspeita e pouco recomendada, jamais eles vão atingir o objetivo principal deles de oferecerem esses novos motores apresentando cada vez mais, um melhor rendimento geral, esteja ele alimentado com gasolina, com etanol e mesmo com a maior infinidade de misturas possíveis entre ambos esses combustíveis.

E sobre a calibração da ECU desse motor Gamma 1.6 em especial, pelo menos nas minhas experiências já realizadas a cada 5% de variação na mistura de gasolina adicionada ao etanol, eu já percebi sim nitidamente que ocorre uma leve mudança nas médias de consumo obtidas e tbm mostradas no comp. de bordo, até bem mais do que as percepções reais das diferenças nas mudanças em desempenho ocorridas com essas variações de combustíveis.

E isso ocorre simplesmente pq o etanol tem uma combustão bem diferente do que ocorre com as gasolinas e a sonda lambda do escape está lá exatamente para detectar qq uma dessas possíveis misturas atravéz da composição dos gases do escape, quando já se sabe que a queima de gasolina produz bem mais monóxido de carbono do que o etanol e vice versa além de outros gases nocivos produzidos tanto pela combustão da gasolina e tbm pelo etanol mas em menor quantidade e assim, a ECU, que já está perfeitamente calibrada e instruída para ler e detectar todas essas minimas variações no teor desses gases queimados que passam por essa sonda lambda, vai saber informar exatamente para essa ECU, quais serão com exatidão , o teor de cada combustível, entre gasolina e etanol e com isso, essa ECU por sua vez, já saberá tbm e com exatidão, quais serão os mapas ideais a serem aplicados e utilizados por ela no funcionamento do motor a cada momento, não importa o tipo e a forma de dirigir de cada condutor , das condições climáticas , do tipo de combustível e de carga aplicadas ao motor .

Enfim, tudo está perfeitamente harmonizado entre todos esses sistemas de um veículo atual e eu já estudei sobre isso mais a fundo incluindo toda a mecânica e elétrica de um automóvel e por isso, posso afirmar aqui com total segurança que o assunto empolga bastante a qq profissional mais dedicado desse ramo pq mostra as maravilhas possíveis e que podem ser realizadas pela engenharia automotiva quando os fabricantes decidem que querem de fato surpreender o seus mercados consumidores e afirmo ainda que as capacidades dos sistemas de memorização e de aprendizado de cada uma dessas ECUs é gigantesca com toda aquela sua vasta biblioteca de dados já armazenada em forma de mapas e funções as mais diversas e variadas e que mostram ser quase infinita, por isso que sempre e em qq condição de utilização tanto do veículo e tbm do tipo ou mistura de combustíveis contido no tanque, no caso de câmbio manual ou automático, o motor vai estar sempre corretamente regulado para atingir a sua condição ideal de funcionamento e sempre na busca para se obter com isso o seu melhor rendimento, não importa qual o estilo de guiar de cada condutor.

Obs : Se faz até desnecessário citar aqui que para se atingir todos esses objetivos programados previamente pelos fabricantes nas suas ECUs, que o motor além de todo o veículo deve estar sempre em perfeitas condições mecânicas e elétricas gerais, com todos os seus sensores funcionando perfeitos , caso contrario, se houver desde uma pequena anomalia tanto na parte mecânica ou elétrica qq , por menor que ela seja e para qq um modelo de veículo atual, isso vai certamente afetar todo o motor de atingir assim o seu máximo rendimento.

Finalmente lembrando que todos esses sistemas atuais desses veículos dessa mais recente geração estão totalmente interligados entre sí na sua ECU atravez de cabos e de sensores, por isso que existe essa real importância para se manter sempre qq veículo atual na sua mais completa ordem de funcionamento geral tanto quanto a sua manutenção preventiva e tbm com a corretiva !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 11  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB