E atualizando esse tópico com mais uma ocorrência de hoje (24/01/23) :
Levei o nosso Cactus THP para a sua 2ª troca de oleo agora que ele retornou dessa última viagem , já tendo percorrido exatos 2430 kms.
O auto center que faz esse serviço é sempre o mesmo de um antigo colega meu !
E quando me viu chegando com o nosso novo cactus, ele já pergunta logo se nesse carro novo eu não iria colocar o oleo recomendado pela Citroen para esse motor especificamente que seria o oleo 0W-30 !
Comentei que ele não estava lá na loja dele quando eu havia feito a 1ª troca de oleo desse veículo quando ele havia percorrido um pouco menos de 400 kms rodados , mas que nele tbm, eu havia colocado de fato o oleo 0W-20 e que agora , após retornar de uma viagem de um pouco mais de 2000 kms de percurso , que para beneficiar um eficaz amaciamento desse motor, que eu faria novamente essa troca de oleo mantendo o mesmo oleo utilizado antes , ou seja, o mesmo oleo 0W-20 !
E como dono dessa auto center especializada já há bastante tempo, ele me alerta do possível erro que eu estava cometendo ao utilizar um oleo diferente do recomendado para esse motor 1.6 THP turbo flex.
E assim, tive de explicar -lhe novamente , porém dessa vez de uma maneira mais resumida , das razões pessoais que eu já fazia isso em todos os meus veículos desde que eles eram ainda zero KM.
Se ele aceitou as minhas ponderações ou não, isso já é um outro caso , mas a analogia que ele usou para ilustrar esse fato me fez até rir por ser bem subjetiva , dizendo-me que uma pessoa que bebe cachaça diariamente, que em algum dia lá no futuro , ela poderá morrer de cirrose hepática.
Ao que eu respondi a ele que isso dependia muito de cada caso, ou seja, trazendo a realidade aos fatos , que ainda estou esperando por algum problema no motor do nosso atual HB20 1.6 2013 , que já completou 10 anos de uso e tendo rodado até agora 103300 mil kms , sendo a maior parte dessa quilometragem utilizando esse mesmo oleo 0W-20 no lugar do 5W-30 que é o oficialmente recomendado pela Hyundai do Brasil !
Idem para o caso do nosso atual jetta TSI 13/13 , tbm com um pouco mais de 9 anos de uso e atualmente com 80200 mil kms rodados e a maior parte dessa quilometragem, tbm utilizei nele esse mesmo oleo 0W-20 no lugar do oleo 0W-30 oficialmente recomendado pela VW para esse motor 2.0 TFSI.
Idem tbm para o nosso atual Creta 2.0 Prestige 2018 , atualmente com um pouco mais de 75 mil kms rodados e mantendo toda sua mecânica sempre bem saudável.
Inclusive não somente nesses nossos veículos , mas em todos os veículos da nossa família, esse auto center desse colega é quem faz esse tipo de manutenção e em nenhum desses casos, citei a ele ter percebido em momento algum um consumo anormal desse lubrificante , apesar desse oleo 0W-20 ser um pouco mais leve ou mesmo notei algum sinal de pressão de oleo abaixo do normal !
Obs : E dessa vez, percebi nessa troca de oleo desse motor THP que o oleo ao ser drenado escorreu um pouco mais claro do que antes quando da 1ª troca de oleo, sinal de que o amaciamento de fato está se completando com êxito.
Além de um outro importante e óbvio sinal de que esse novo motor já está muito bem vedado em todas as suas câmaras de combustão:
- A ponteira do seu escape permanece bem limpa e totalmente livre de qq tipo de fuligens escuras.
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... scosidade/Essa matéria acima aborda parcialmente sobre essa atual adoção dessa nova geração de oleos lubrificantes mais leves (menos viscosos) , porém sempre melhor aditivados do que todos os oleos usados anteriores.
Mas lamentavelmente, até essa renomada publicação nacional ( A revista Quatro Rodas ) esqueceu de mencionar nesse seu artigo, o importante exemplo da Honda que ainda lá em 2013 , tbm substituiu o seu antigo oleo 10W-30 para o mais moderno e tecnologicamente avançado oleo 0W-20 e sem fazer nenhuma alteração técnica interna nos seus motores !