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E complementando essa minha postagem anterior, um assunto de importância vital ao se chipar qq veículo dotado de injeção eletrônica, principalmente no caso dos motores turbo é o cuidado que se deve ter com a necessária nova regulagem das velas de ignição !
Inclusive essa dica que vou citar aqui vale não somente para os motores chipados turbo de fábrica, mas tbm para os motores aspirados originais que receberam um kit turbo e até nos motores aspirados que receberam alguma preparação mais leve, principalmente nos motores aspirados que tiveram seus cabeçotes retrabalhados para facilitar um melhor fluxo de gases e que tbm tiveram os seus cabeçotes rebaixados para se aumentar a taxa de compressão deles e assim, ganhar um pouco mais de potência e torque !
E em todos esses casos, a folga ou o gap das velas de ignição deverá obrigatoriamente ser reduzido por exemplo, indo de originais 0,8 mm a 0,9 mm para 0,7 mm pq assim se assegura de se ter uma faísca ou centelha nas velas mais firme e estável sem os riscos de ocorrerem falhas de ignição.
Pq em todos esses casos acima citados desses motores ao receberem essa preparação, o ambiente dentro das câmaras de combustão de cada cilindro do motor deles fica bem mais denso e comprimido dificultando assim a ocorrência desse faiscamento ou a produção dessas centelhas e essa é a principal razão dessa real necessidade de se reduzir um pouco mais essa regulagem original dessa distância ou gap nas velas de ignição para com isso facilitar e garantir a produção dessas faíscas ou centelhas sem que ocorra nenhuma falha !
E assim tbm é facilitado e aliviado todo o trabalho das bobinas de ignição, que são as responsáveis diretas em fazer ocorrer esse centelhamento ou faiscamento nas velas de ignição.
Então, nunca se deve fazer esse upgrade de performance em nenhum motor a combustão interna sem antes se reduzir um pouco essa regulagem ou o gap original de todas as velas de ignição, pq assim estará assegurado o correto funcionamento desses motores, sem ocorrer o risco de haverem falhas de funcionamento, sejam eles aspirados ou turbo quando eles recebem essa leve preparação.
E só deixando um exemplo prático aqui, nos motores VW 2.0 TFSI turbo do nosso Jetta TSI, ao se instalar nele o upgrade de stage 2, onde entre outras modificações , se aumenta a pressão do turbo indo dos originais 0,85 bars para 1.3 bars , a regulagem original das suas velas de ignição tbm é reduzida dos originais 0,8 mm para 0,7 mm.
Assim tbm ocorre no caso do nosso novo BMW 320i flex, onde a pressão inicial e original do seu turbo que de 0,55 bars se eleva com esse upgrade de stage 2 para 1.3 bars e que devido a isso, tbm é necessário reduzir a regulagem original das suas velas de ignição dos 0,9 mm para 0,7 mm e com isso, se garante um novo rendimento desse motor, muito mais forte e saudável sem os riscos de ocorrerem falhas de ignição e nem de sobrecarregar o trabalho das suas bobinas de ignição !
Obs : Relembrando aqui que esse aumento extra de desempenho proporcionado por esses chips de potência chamados de stage 2 nada mais são do que um rendimento adicional que a grande maioria dos fabricantes de veículos deixam assim desperdiçados em cima da mesa e sem utilizar por diversos motivos mas sem nenhuma explicação técnica convincente mas que podem sim ser perfeitamente explorados e utilizados com tranquilamente por cada dono desses veículos se assim eles o desejarem, afinal essa margem extra de resistência, todos esses motores já tem de fábrica por isso que não existem riscos maiores de ocorrerem problemas futuros se esses motores forem corretamente cuidados em toda a sua manutenção preventiva !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
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