Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
E a Hyundai do Brasil já anunciou oficialmente que está na finalização do seu novo lançamento para o ano que vem :
O novo Creta 2026 1.6 TGDI numa nova versão flex.
Lembrando que essa versão atual foi lançada com uma motorização somente a gasolina o que vai na contra-mão do marketing da empresa de lançar somente veículos com motores em versões flex .
E dos oficiais 193 cvs e 27 kgfm de torque apresentados por essa versão somente a gasolina, espera-se que os novos valores de potência e de torque sejam um pouco superiores , o que vai proporcionar logicamente um leve aumento nesse seu desempenho atual.
Inclusive já estão trabalhando na finalização dos ajustes das calibrações das emissões de poluentes dessa nova versão de motor, que mostra a vantagem prática quando abastecida com o etanol de apresentar um pouco mais de pressão do turbo além de maiores avanços de ignição.
E a combinação desses 2 fatores resultantes dessa bem mais elevada octanagem desse combustível vegetal é que proporciona justamente esses maiores valores tanto na potência e tbm no torque disponível dessa nova versão flex desse atual motor 1.6 TGDI.
Ainda segundo anunciou essa montadora, esse novo lançamento dessa nova versão flex estará disponível apenas nas versões de topo N Line e Ultimate para os novos Cretas 2026 e essa fabricante prevê esse seu lançamento a partir dos primeiros meses de 2026.
Obs : E segundo anunciou a publicação da revista Auto Esporte de que se nessa versão atual desse Creta 1.6 TGDI somente a gasolina, eles conseguiram um tempo na aceleração de zero até os 100 kms/h em 7.5 segs, estão prevendo que nessa nova versão flex quando abastecida somente com etanol, que esse tempo para se completar essa mesma aceleração poderá cair ainda um pouco mais.
Ianis, não seria um lançamento em si, mas apenas uma atualização ao meu ver. Estranho citar a N-Line, pois ele já é flex.
Quanto aumentar a potência, tenho as minhas dúvidas, pois eles estão diminuindo as potências dos carros gradativamente, imposto pelo atual governo, hoje, o Creta 1.0 tem 115 cavalos, o meu tem 120 cv.
Agora, quem se precipitou e comprou a versão apenas na gasolina, deve estar p da vida.
Então Eduardo, não entendi apenas como uma atualização pq na realidade , foi desenvolvida e criada essa nova versão flex desse novo motor 1.6 TGDI que antes nem existia no portfolio de motores da Hyundai do Brasil.
E quanto a atual versão N Line , de fato ela é flex, mas apenas com o motor 1.0 TGDI.
Mas agora com a disponibilidade dessa nova versão 1.6 TGDI flex , essa nova motorização estará tbm equipando essa versão N Line além da atual versão Ultimate segundo anunciou a Hyundai do Brasil.
Já quanto a essa nova repotenciação de uma maioria dos atuais motores turbo flex, parece que essa nova calibração está afetando a potencia e o torque desses novos veículos mas somente quando eles são abastecidos com as gasolinas e não com o etanol.
Porque já sabemos de longa data que o etanol emite muito menos poluentes como sempre ocorre tanto com essas nossas gasolinas e tbm com quaisquer gasolinas ao redor do mundo.
Ou seja, essa nova adaptação para esses novos níveis de emissões de todos os motores atuais tanto a gasolina e tbm os motores flex para atender a esses padrões permitidos pelo Proconve 8 são mais afetados quando se utiliza essas gasolinas mas quando esses motores flex são abastecidos como o etanol, eles praticamente estão mantendo os mesmos níveis anteriores de desempenho.