Tibérivs escreveu:
Olá galera,
Alguém que tenha o novo HB20 Automático de 6 marchas poderia me dizer como é o comportamento dele em aclives de grande acentuação, ou seja, em parando em um sinal vermelho e segurando o pé no freio, ao abrir o sinal e retirar o pé do freio ele segura o carro sem descer como em alguns automáticos que já vi? (considerando uma subida bem ingrime)ou ele desce o carro como acontece nos manuais e automatizados.
obrigado
Tibérivs, tenho um Civic que tem o Hill-holder, você tem de 3 a 4 seg de assistência que é o tempo de mudar o pé do pedal do freio para o acelerador. E posso dizer que o carro não desce nem a pau, não importando a inclinação da subida.
O Hill-hoder funciona por meio de sensores que detectam o grau de inclinação, se determinado ângulo for excedido e o carro estiver engatado em primeira marcha além do pedal de freio pressionado, o sistema é ativado mantendo pressionado geralmente o freio das duas rodas dianteiras por esses segundos que mencionei. Porem qual das rodas que se manterá freada pode variar de fabricante para fabricante.
Agora em carros que não tem esta função, no caso do HB20X AT6 dependendo da subida ele nem se mexe, agora se for muito íngreme ele volta para trás sim, um pouco mas volta.
Carros AT sem o hill-holder não é recomendável deixar o cambio segurar o carro, pois você vai estar transferindo todo o peso do carro para as engrenagens do cambio forçando as mesmas. E a longo prazo você vai estar prejudicando a sua caixa, fazendo com que ela de problemas mais cedo.
O correto é segurar o carro no freio de mão e sair com ele acelerando normal.
Segurando no freio de mão vc vai estar agindo exatamente como o hill-holder, só que de forma manual. E este procedimento vai beneficiar a sua caixa já que não estará mais forçando a mesma.