OSilva escreveu:
ianisgreek escreveu:
felipesp13 escreveu:
o manual fala que nao precisa trocar. mais eu nao acredito que qlq óleo dura eternamente. ainda acho que vale a pena trocar com 60... 50 mil km. oque eles falam é que o óleo dura o tempo que o cambio pode durar. ou seja qdo precisar de manutenção no cambio ai se troca o oleo, que na teória não se prolonga essa manutenção trocando o óleo. msm assim eu ainda acredito que podemos prolongar a manutenção trocando o óleo.
Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
Concordo Felipe pq na realidade, não existe no mundo oleo de transmissão aut. nenhum que seja eterno e com o uso diário e constante ele vai se deteriorando e se contaminando sim, exigindo com o tempo a sua devida troca !
Mas lógico que tbm entram nessa jogada as inteligentes e espertas estratégias de marketing dos fabricantes de que compensa para eles indicarem que suas trasmissões nunca necessitam de trocas de oleo mas o risco sempre será dos clientes pq quando esses câmbios aut. começarem a falhar, a garantia da fábrica já venceu há muito tempo e nesses casos, azar o do cliente que deverá arcar com todos os custos para os reparos o que não sairá nada barato ...
Portanto sempre foi melhor prevenir do que remediar, isso é fato !!!
Mas Ianis, se a documentação técnica do fabricante (manual) informa ao usuário erroneamente algum procedimento ou o coloca em eventual risco, não poderia ser enquadrado como vicio oculto ou algum outro tipo de alegação no caso de sofrer algum ano?
Não estou dizendo que qualquer oleo vá durar eternamente, mas o manual pode dar essa impressão.
Sim OSilva, perfeitamente e veja vc que citei que esse tipo de posicionamento de fabricantes quanto a manutenção preventiva desses câmbios aut. como um truque de marketing e que ele já foi previamente estudado por eles que sabem muito bem até onde pode suportar com relativa seguranca, esses lubrificantes sem a devida troca.
Mas repito aqui que se não for trocado preventivamente esse fluido dessas transmissões aut. dentro de uns 4 a 5 anos no máximo ou a cada 50 mil a 60 mil kms, eles poderão pifar sim num futuro próximo pq a deterioração e contaminação desses lubrificantes com o uso são implacáveis, não tem meios de como evitar isso !
Obs : Se a garantia de fabrica vale por 5 anos, a quilometragem média percorrida por um veículo da linha HB20 nesse período talvez ainda não coloque em risco a durabilidade média desses càmbios aut. mas e para aqueles que ficam com esses veículos por mais tempo e rodando pouco a cada ano ...
Ao que parece e de acôrdo com muito relatos de quebras e falhas nesses tipos de câmbios, isso ocorre com mais tempo e sempre com o oleo já bem deteriorado e muito escuro em alguns casos até com um terrivel mal cheiro, sinal de que ele até cozinhou e portanto já era a vida útil desse câmbio e os reparos deles sempre custa muito $$$$$$!!!
Enfim, resumindo quero dizer aqui que não confio em fabricante nenhum de câmbio aut. quanto a nunca fazer trocas de oleo preventivamente !